domingo, 14 de julho de 2013

AO USAR O MICROFONE



Quem está começando a discursar para plateias de diferentes tamanhos sempre fica com aquela dúvida cruel: usar ou não usar o microfone? 
Muitas pessoas não gostam de utilizá-lo, pois percebem a sua voz diferente com o microfone, no entanto, é importante que o público lhe ouça, independente de você gostar ou não de usar o instrumento. 
Por isso, a decisão deve ser racional e o uso do microfone deve se fazer quando ele ajudar os seus ouvintes a escutar melhor o que você tem a dizer. Para ajudar nesse momento, algumas dicas de como usar microfone para falar em público podem fazer com que você saiba aproveitar melhor a sua utilização.
Como usar microfone para falar em público também vai depender do seu tipo.
 Existem os microfones de lapela, que ficam presos à roupa por meio de uma presilha, o de pedestal e o microfone de mesa.
 Mesmo assim, algumas dicas valem para todos os casos. Uma delas diz respeito à distância do microfone da sua boca, que deve estar a uma média de 10 centímetros, abaixo, na direção do queixo.
 Essa distância é suficiente para captar a sua voz e não deixar que ela fique abafada. Outra dica que ajuda a como usar microfone para falar em público e que servem para todos os tipos de aparelhos é não ficar olhando para o microfone, nem o movimentando de lugar.
Já o microfone de pedestal, que é bastante comum de se encontrar nos palcos da vida, exige maiores cuidados. Antes de começar a sua fala, verifique como funciona o mecanismo da haste onde o microfone se sustenta e se há uma regulagem na parte superior em que está fixado. Faça um teste baixando e levantando a haste e observe as suas peculiaridades. Depois de você regular a altura do microfone, certifique-se de que a distância de 10 centímetros da sua boca é suficiente para que a plateia o ouça.
Se você puder fazer esses testes antes do público chegar, melhor, aproveite também e peça para uma pessoa ir até o final do auditório e dizer se está ouvindo bem o que você fala. Na hora de usar o microfone de pedestal, não segure na sua haste, tampouco olhe para o microfone, o melhor é sempre olhar para o seu público, sobre o aparelho. Mesmo que você se vire para o público que está nas laterais da sala, não deixe de ficar com a boca posicionada sobre o microfone, na distância adequada.
No entanto, se você tiver que segurar o microfone, cuide para que ele fique sempre na mesma distância e não use a mão que o segura para outros gestos. Os mesmos cuidados são exigidos com o microfone de mesa, sendo que a sua diferença está na haste flexível e, por isso, é preciso cuidar para não balançá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário